Atendimento para Homens e Mulheres
Atendimento de pacientes em internação ou sem internação
Tempo de tratamento individualizado
MAIS SOBRE
Acompanhamento Terapêutico Individual
As saídas com Acompanhamento Terapêutico Individual fazem parte da proposta terapêutica dentro do sistema de tratamento com internação, quando identificado e solicitado pela equipe técnica da clínica em resposta as necessidades individuais de cada paciente, e para pacientes que desejam uma formatação diferenciada para tratamento individual externo ou agregar valores a tratamento externo já existente em consultório com foco no treino de habilidades sociais (THS).
O objetivo do Acompanhamento Terapêutico, quando de paciente em internação, é facilitar seu retorno ao convívio social de forma gradual, percorrendo, inicialmente, espaços mais próximos à unidade de internação juntamente da profissional qualificada (A.T.) para lhe dar suporte afetivo e físico nas mais diferentes situações, oferecendo proteção frente às adversidades encontradas em ambiente externo à internação.
Nesse processo é realizado o treino de habilidades sociais explorados de forma teórica e prática dentro da internação (atividades da Grade Terapêutica), esse treino possibilitará uma melhor capacidade de convívio social (pós-internação), de forma que não seja uma ruptura brusca entre o regime de internação e sua ressocialização em regime aberto e desprotegido.
Para pacientes que estão em tratamento externo (consultório) ou para aqueles que desejam agregar valores ao tratamento em andamento, o Acompanhamento Terapêutico leva em consideração uma formatação diferenciada de atendimento individual, somada ao Treino de Habilidades Sociais (THS), de acordo com a necessidade de cada paciente.
AT para Grupos de Auto Ajuda
Com o mesmo propósito e com o profissional do Acompanhamento Terapêutico Individual, há a proposta de participação nos Grupos de Auto Ajuda (AA, NA, N/A), externos à unidade de internação, que tem o objetivo de inseri-la aos programas de 12 Passos e de uma rede de apoio complementar focados no pós-internação.
Esta mesma rede de apoio poderá agregar valores significativos à pacientes que estão em processo de Pós Internação, na qualidade de continuidade..
Personal Trainer com ênfaze na ressocialização
Com o objetivo de resgatar e desenvolver novas habilidades físicas e psicossociais em pacientes que estão em etapa mais evoluída do tratamento, o Acompanhamento de Reabilitação Física e Psicossocial tem como finalidade levar o paciente (em internação ou pós internação) a um ambiente saudável que muitas vezes já fora freqüentado de maneira inadequada, proporcionando bem estar e o prazer que o esporte agrega como um valor de vida.
Uma característica de portadores de dependência química é a busca constante do prazer através do uso abusivo de SPA (substâncias psicoativas), momento em que os neurotransmissores (neurônio) estão elevados, sendo a dopamina um dos principais neurotransmissores, que está ligada nas áreas de prazer do cérebro. Já no sistema hormonal é ativada a noradrenalina que, dentre outros hormônios, está ligada à área da estimulação e relaxamento das estruturas musculares.
É importante trazer o paciente para modalidades esportivas de sua preferência, respeitando sua capacidade e disposição física, para que todas as reações descritas acima sejam estimuladas através da prática do esporte e isso possa contribuir em sua evolução no tratamento.
Essas atividades melhoram os níveis de resposta para o tratamento, pois o paciente começa a perceber que o prazer está dentro de si e não fora, sendo um fator de proteção para manter sua abstinência
Saiba mais sobre tratamentos: Voluntário e Involuntário