Especialista: Dra. Iatamara Miranda
Formação em Medicina Integrativa na China e com especializações em Neurociência Psiquiátrica e Oncológica
Atendimento para Homens e Mulheres
Atendimento de pacientes em internação ou sem internação
Tempo de tratamento individualizado
A CLÍNICA CPR, que em constante busca de excelência em restabelecimento de nossos pacientes em prol de saúde e equilibrio, insere o mais moderno tratamento terapêutico da atualidade em nossa unidade feminina. Convidamos você a compartilhar as informacões de esclarecimento sobre a Medicina Integrativa que será aplicada pela terapêuta: Iatamara A.C.R.Miranda.
O que é a Medicina Integrativa?
A medicina integrativa é uma terapia onde sua base é a saúde e a cura vista como a restauração do bem-estar físico, mental e social do paciente. Ela visa agregar o melhor da medicina tradicional ocidental com a medicina complementar restabelecendo assim o indivíduo como um todo promovendo uma resposta mais efetiva do que somente com tratamentos convencionais.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a dependência química (que envolve a dependência do álcool) atinge em torno de 10% da população mundial e em pesquisas recentes têm sido apontado que são várias as causas para seu estabelecimento, entre elas biológicas, genéticas, culturais e psicossociais.
Várias pesquisas já demonstram a importância destas práticas e sua inclusão já se faz em 44 das 125 faculdades americanas, no Hospital Albert Eintein em São Paulo, exemplo de excelência em nosso país, existe um núcleo com esse tipo de abordagem focado em pacientes de oncologia, em parceria com a ONG americana Planetree, líder mundial na área de terapias complementares.
Quais pacientes devem buscar este tipo de tratamento?
Pacientes que estão passando por alguma fase da vida em que existem muitas mudanças ou necessitam que elas existam e cujo estado anímico se traduz na forma de ansiedade, estados depressivos, stress, e que se manifestam no corpo em forma de tensões musculares, dificuldades respiratórias, insônia, irritabilidade, mudança de comportamento repentino, fobias e dependências, etc.
Pacientes que sofrem de dores físicas crônicas ou repetitivas associadas às contraturas musculares, rigidez articular, fibromialgias, problemas de coluna (ciáticas, lombalgias, desvios posturais-escolioses, hérnias de disco, fibroses), problemas respiratórios, artrite e artrose, desordens funcionais, e que desejam tratar a sua dor e ao mesmo tempo ser atendido no sofrimento que esta dor gera.
Pacientes que desejam cuidar e desenvolver uma melhor relação com seu corpo e/ou desintoxicá-lo.
Pacientes com déficit de circulação sanguínea, neurastenia e distúrbios alimentares.
Para manter um ótimo equilíbrio psicofísico, tanto para complementar com uma prática desportiva, como para prevenir os efeitos das más posturas e do sedentarismo. Tudo isso mediante uma atenção personalizada.
Pacientes que desejam aprofundar a compreensão do conteúdo emocional das dores físicas e estados anímicos. Pensando e colocando palavras as vivências corporais.
Grávidas que desejam viver seu corpo como um lugar privilegiado de sua maternidade. Familiares de pacientes que estão em crises de transtornos psíquicos, gerando assim baixa de stress e outros distúrbios causados pela situação atual.
Quais são os tratamentos complementares utilizados na Medicina Integrativa?
Quiropraxia
Método criado em fins do século XIX nos Estados Unidos da América para o tratamento e prevenção dos problemas do sistema neuro-músculo-esquelético. A prática da quiropraxia concentra-se na relação entre a estrutura (primariamente a coluna vertebral) e a função (coordenada pelo sistema nervoso), e como esta relação afeta a preservação e restauração da saúde.
Acupuntura / Medicina Tradicional Chinesa
Terapêutica originada na China, onde é praticada há milênios como método 100% seguro, que emprega agulhas descartáveis para provocar estímulos nos chamados meridianos localizados na superfície da pele para o tratamento de várias patologias através de estimulo dos pontos que são regiões por onde podemos harmonizar os meridianos. Este ponto tem características próprias e ações fisiológico características.
A acupuntura pode ser dividida em sistêmica (aquela que utiliza agulhas no corpo inteiro), auriculoacupuntura (utiliza o pavilhão auricular com agulhas, sementes, esferas e magnetos), Koryo Sooji Chim (insere agulhas nas mãos), entre outras técnicas.
O eletro acupuntura ativa o sistema supressor da dor. A estimulação repetida das terminações nervosas nos planos superficiais e profundos do corpo, que integram as vias dolorosas segmentares e supra – segmentares, aliviam a dor. Foi constatado pela estimulação elétrica da substância cinzenta periaquedutal mesencefálica produz analgesia semelhante à Acupuntura, isto é, alívio da dor e manutenção das demais formas de sensibilidade.
Laser puntura: onde há um estímulo dos pontos de acupuntura sistêmica promovendo o alívio da dor e stress. Promove um profundo relaxamento corporal e bem-estar substituindo o uso de agulhas.
O Stiper (pastilhas de silício), utilizado para potencializar o efeito estimulado pelos pontos de acupuntura ou ainda substituindo as agulhas.
Este tratamento tem uma excelente resposta e diversas pesquisas já foram realizadas e este método quando aplicado por um profissional devidamente qualificado há respostas surpreendentes do organismo gerando saúde física e emocional restabelecendo o equilíbrio necessário para uma vida saudável.
Ventosas
Ventosas consistem no uso de cúpulas (no ocidente são muito comum cúpulas de vidro), às quais é retirado o ar, por sucção ou combustão, diminuindo a sua pressão interior e criando vácuo. Quando é criado um vácuo parcial, no interior da cúpula, esta é colocada em contato com a pele sugando os tecidos com os quais entra em contato.
Atualmente este método terapêutico é usado no tratamento de uma série de problemas como dor abdominal, dor nas articulações, cefaléia, tosse, lombalgia, dismenorréia, etc.
entre estas terapias com: Moxabustão, Qi Gong, Cinesiologia Apalicada, Alfagenia, Fitoterápicos, Cromoterapia são terapias adicionais deste tratamento integrado a Medicina Convencional gerando resultados mais eficazes.
Saiba mais sobre tratamentos: Voluntário e Involuntário
Saiba mais sobre nossas especialidades