A Clínica CPR - Centro Paulista de Recuperação - foi fundada por Henrique Misfeldt há mais 10 (dez) anos atrás, em 2000, sendo a realização de uma trajetória de mais de 20 (vinte) anos de experiência prática ao lado dos principais profissionais precursores no tratamento da dependência química e de suas comorbidades.
Nossa missão desde a fundação da primeira unidade (Vargem Grande Paulista | SP) foi de proporcionar tratamento da dependência do alcoolismo, drogas e comorbidades com abordagens terapêuticas comprovadamente eficazes, capazes de motivar os pacientes a buscarem novos estilos de vida e, consequentemente, manterem-se sóbrios, saudáveis, produtivos e com relações familiares e sociais estáveis.
Toda a nossa história de crescimento e reconhecimento se baseia na qualidade dos serviços oferecidos, no comprometimento de todos os nossos profissionais e na transparência de nossas relações com as famílias.
Com o passar do tempo, visando o aprimoramento dos serviços, fundamos a unidade exclusivamente feminina (Granja Viana, Cotia|SP), nos tornando um dos pioneiros nessa especialidade, com uma unidade focada nas necessidades e peculiaridades específicas da mulher, fator determinante para o melhor aproveitamento do tratamento.
Vale ressaltar que, com o trabalho desenvolvido com o passar dos anos, conquistamos a confiança das principais seguradoras de saúde do país, às quais somos conveniados, como Bradesco Saúde, Sul América Saúde, Notre Dame, Sabesprev e Maimel.
Nossa Especialidade
Somos uma clínica especializada no tratamento do “Transtorno por Uso de Substância”, isto é, do abuso ou dependência de substâncias psicoativas (DSM – IV, 1995), doença geralmente associada a outros transtornos psiquiátricos graves como esquizofrenia e transtorno bipolar do humor. Estamos capacitados para o tratamento da dependência química e das co-morbidades comumente associadas.
Nestes mais de 10 (dez) anos de existência, acumulamos experiência e buscamos a integralidade do tratamento do indivíduo na busca dos melhores resultados possíveis.Trabalhamos com profissionais especializados: psiquiatras, psicólogos, terapeutas de família, acompanhantes terapêuticos, enfermeiros, preparadores físicos, nutricionista, arte-terapeuta além de pessoal de segurança e hotelaria, todos com especialização e/ou treinamento nesse tipo de atendimento. Para os casos de internação involuntária indicamos equipes especializadas de remoção (empresas), treinadas para esta finalidade.
Nossas clínicas recebem especificamente mulheres (Unidade Granja Viana|SP) e homens (Unidade Vargem Grande Paulista|SP) respeitando as diferenças existentes entre os gêneros e suas peculiaridades. Contamos também com o Ambulatório localizado em Taboão da Serra | SP, onde realizamos orientações regulares aos familiares dos internos, sobre temas os mais variados como Co-dependência, Co-morbidades, Alcoolismo, Dependência de Substâncias Ilícitas, Dependência de Tabaco, Participação da Família no tratamento, etc. Nessas ocasiões, os familiares têm a oportunidade de informar-se acerca do mal que os aflige, ampliando assim as possibilidades de um bom prognóstico para o dependente e sua família.
Sabemos o quanto é difícil lidar com questões delicadas da família, seus segredos, suas dificuldades, traumas e fragilidades. Quando, aos problemas já existentes, agrega-se a questão da dependência da droga por parte de um ou, não raro, mais de um de seus membros, tudo o que já estava frágil, transforma-se num pesadelo difícil de enfrentar. Para isso desenvolvemos o diálogo constante com os familiares por parte de toda a equipe. Além do médico e psicólogos, terapeutas e equipe administrativa estão sempre à disposição dos familiares para esclarecimentos e apoio, fornecendo informação, suporte e acolhimento para suas angústias.
Desenvolvemos um trabalho onde o dia-a-dia dos(as) internos(as) é substancialmente rico de atividades voltadas para a conscientização do dependente acerca do seu problema e para a mudança dos padrões destrutivos adotados até então, para tanto, vários grupos foram planejados, como o Programa de Prevenção à Recaída, Grupo de Metas, Inventário de Vida e outros. Existem também atividades de cunho individual como a realização dos Doze Passos do Nar-anon, da Hipnoterapia Cognitiva e a Psicoterapia. Existem também atividades físicas como alongamento, jogos e exercícios aeróbicos; na atividade de Arte-terapia a paciente vivencia a experiência criativa que possibilita o auto-conhecimento, o re-equilíbrio emocional, a elevação da auto-estima e o estímulo à auto-aceitação. Na arte-terapia, o que interessa não é a condição plástica da obra em questão, sua estética, mas seu significado simbólico e o resultado prático de sua realização com o bem estar que proporciona ao paciente.
Como em uma escola, passo a passo, o objetivo é levar o paciente a re-aprender a viver, a viver com “os pés no chão”, enfrentando a realidade de frente. Para tanto é preciso um tratamento que respeite os limites de cada paciente, as peculiaridades de sua doença e a ocorrência ou não de co-morbidades.
Sejam bem vindos a uma nova vida!